domingo, 26 de outubro de 2014

Capela de N. S. de Loreto - CTA

Hoje , dia de eleição - 2o. turno  para presidente do Brasil, fui votar na minha seção que fica em uma escola dentro da área do C.T.A ( Centro Técnico Aeroespacial )
Depois do "dever cívico" cumprido  fui cumprir o "dever pessoal" : desenhar!
No caminho de ida já havia decidido o que desenhar - a capela em estilo arquitetônico dos anos 50/60 - construída em 1958 com projeto de Rosendo Santos Mourão.
Usei papel couchê fosco, 180 g da Sistem , bico de pena e pincel com extrato de nogueira.

A lenda da N.S. Loreto , ou "N. S. do Ar" , padroeira dos aviadores  é muito curiosa.
Se deve ao fato do "transporte por anjos" pelos ares da casinha de Nazaré, onde supostamente viveu a "Sagrada Família", para um local na Itália - Loreto.
A história conta que havia constantes invasões muçulmanas na Terra Santa, quando saqueavam e destruíam templos e locais sagrados dos cristãos e em 1291, antes de sua chegada a Nazaré, a casinha onde viveu Jesus, Maria e José simplesmente desapareceu no ar ficando no lugar apenas os alicerces.
Ela apareceu depois em  Tersatz, na região da Dalmácia,  onde ficou durante tres anos antes de "voar", novamente, em 1294  e parar em Loreto, na Itália.
Hoje existe uma enorme basílica no local, homenagem dos fiéis à Virgem de Loreto e considerada a mais importante da Itália.
( fontes diversas )





Fotos do Local:





Fotos copyright 2014 Murilo S. Romeiro








Nenhum comentário: