domingo, 16 de fevereiro de 2014

Recanto Sta. Bárbara

Domingo nublado. Depois de tantos dias de sol intenso e calor insuportável o dia estava agradável para um passeio.
Fomos até o Recanto Sta. Bárbara, em Jambeiro, às margens da "Nova Tamoios" - nome que o governo paulista deu à duplicação parcial da pista da Rod. dos Tamoios , entre S.J.Campos e Paraibuna ( o trecho da Serra do Mar, até Caraguatatuba, ainda não está duplicado).
Primeira vez que uso a "nova" estrada.
Esperava encontrar uma via expressa nos moldes do século XXI , localizada no Estado mais  desenvolvido e rico do país,  construída nos tão alardeados "padrões FIFA".
Minha decepção começou quando li as placas de velocidades máximas permitidas ao longo da estrada.
Até fotografei uma delas para não restar dúvidas:



80 km /hora no máximo  para veículos leves e, pasmem! 60 km/hora para "Veículos PESADO" - fora o erro grosseiro de concordância  nomimal ( não sei se todas as placas estão assim pois só percebi quando abri a foto em casa) - não dá para entender como uma rodovia "récem-inaugurada" , em pleno século XXI, querer que os motoristas de caminhões a utilizem em velocidade de via urbana !!
Nem precisa dizer que  fui ultrapassado por  TODOS os veículos enquanto estava a 80  km/h.
O mais exdrúxulo é que no trecho antigo, na saída de S.J.Campos até a Rod. Carvalho Pinto, a velocidade máxima é de 100 km/h.
E ainda resta muito a concluir - taludes sem proteção vegetal ( grama) que com a chuva de hoje enlameou parte da estrada comprometendo segurança. Piso asfáltico irregular e com trechos sem escoamento adequado de água - muitas poças e água acumulada no asfalto ao longo do caminho que fiz ( aprox 22 km)
Muita sujeira acumulada ao longo dos guardrails centrais - indica falta de um mínimo de manutenção.
Faço estes comentários porque, como engenheiro civil,  estou envergonhado do legado deixado pelas empreiteiras e governo na mais nova estrada feita no Est. de S. Paulo.

Logo que chegamos ao Recanto vi uma carroça antiga que me encantou como motivo para o desenho, mas, infelizmente, a chuva chegou forte e tive que bater em retirada com o desenho apenas começado.



Em uma próxima visita, já está anotado para desenhar a carroça.
Restou então desenhar outros ângulos do local, a partir das coberturas do restaurante e lanchonete.
A tarde rendeu dois desenhos com uma pausa para um  saboroso chocolate quente em pleno verão!
Usei papel off-set , caneta Pigma Micron 08 da Sakura e aquarela Kuretake



.

A chuva não deu trégua até chegarmos de volta em casa
Os registros dos desenhos feitos no local:





Fotos © 2014 Murilo Sergio Romeiro



Nenhum comentário: